Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Estudo aponta que glutamato monossódico pode ajudar no tratamento de pessoas com demência

maio/2021

Maio de 2021 – Pesquisa realizada pela Universidade Tottori, no Japão, concluiu que o glutamato monossódico (MSG) é benéfico no auxílio ao tratamento de demência, reduzindo o déficit na capacidade cognitiva geral.

O resultado foi publicado no segundo semestre de 2018 em um artigo no European Journal of Clinical Nutrition, jornal internacional especializado em cobrir aspectos das ciências nutricionais.  O estudo avalia o potencial do MSG de contribuir positivamente para a redução do avanço da doença.

Durante o acompanhamento do experimento, pesquisadores concluíram que os pacientes que adicionaram o aditivo no cardápio apresentaram maior estímulo na aceitação alimentar, dado que a perda de apetite é considerada um importante fator de risco para a progressão da demência em pacientes idosos.

Para mais informações, a pesquisa está disponível em formato digital, em inglês: https://www.nature.com/articles/s41430-018-0349-x

UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami. 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Evelyn Spada e Wilson Barros
umamiteam@agenciarace.com.br

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: