Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

3 ideias saborosas e simples para aperitivos

maio/2021

Nutricionista dá dicas de petiscos práticos para surpreender a família

Maio de 2021 – As entradinhas são ótimas pedidas para recepcionar qualquer ocasião, mesmo quando só podemos estar em casa com as pessoas mais próximas. Essas pequenas porções podem ser requintadas, simples ou até mesmo compradas prontas. O objetivo mesmo é abrir o apetite e acompanhar aquela boa conversa.

Para ajudar nessa missão, a nutricionista do Comitê Umami, Mariana Rosa, separou três ideias de aperitivos fáceis e saborosos. “Variar os tipos de pães, fatiar alguns frios ou preparar um caldo são saídas simples para surpreender nas famosas entradas. O segredo está na combinação dos alimentos”, explica a especialista.

Salada caprese
Pratos bem coloridos e arrumados enchem os olhos de qualquer pessoa. A salada caprese é feita com tomate, manjericão e muçarela de búfala temperada com sal e azeite. “O tomate tem importante função nessa receita por conferir o gosto umami, e é ele que dá o sabor e o toque especial”, afirma Mariana. 

Carpaccio
O carpaccio é uma sugestão leve para entradinhas. O prato típico italiano é preparado com o lagarto bovino limpo e é ideal para os dias mais quentes. A nutricionista comenta que essa opção pode ser acompanhada de pães. “A receita possui diversos preparos, mas a mais comum é com lâminas de carne salteadas com lascas de parmesão e regadas de molho de mostarda. Além de ajudar na atratividade e no sabor das preparações, combinar os ingredientes umami também contribui para a saúde, já que eles auxiliam no aumento da salivação e provocam o prolongamento do sabor, interferindo diretamente na aceitação alimentar”, ressalta.

Creme de aspargos verdes
Para os dias mais frios, um creme de aspargos verdes pode ser sofisticado e muito fácil. “Essa escolha cremosa e leve é rica em ácido fólico, fonte necessária para numerosas funções do corpo. O aperitivo pode ser acompanhado de torradinhas ou croûtons. Além de delicioso, o aspargo contém proteínas, carboidratos, fibras, magnésio, vitaminas A e  C, e combate os radicais livres”, finaliza Mariana.

UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/gostoumami e instagram.com/ogostoumami. 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Evelyn Spada e Wilson Barros
umamiteam@agenciarace.com.br

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: